Sem categoria

Meu voo atrasou e por isso perdi minha conexão: e agora?

Se você está viajando para curtir suas tão esperadas férias, ou até mesmo a negócios, uma situação que pode gerar incômodos é perder um voo. Pior ainda se o ocorrido for ocasionado por terceiros, e evitar que isso aconteça esteja fora de seu alcance.
Em caso de trajetos com conexão, o atraso ou cancelamento de um dos voo pode prejudicar o voo seguinte. Por isso, uma prática comum entre as companhias aéreas é esperar por até 1 hora os passageiros que vêm de outro voo. No entanto, isso não é uma regra.
A Agência Nacional de Aviação Civil informa que qualquer tipo de alteração no cronograma de um voo deve ser informada com o mínimo de 72 horas de antecedência do horário do voo. Além disso, todas essas mudanças deverão ser inferiores a 30 minutos para voos domésticos e 1 hora para voos internacionais.
Ainda, casos de perda de voo de conexão devido o cancelamento ou atraso de outro voo têm o direito de ser devidamente compensados pela companhia aérea, que pode ocorrer das seguintes formas:

  • Realocação em voo da companhia aérea para o mesmo destino;
  • Realocação em voo de outra companhia aérea para o mesmo destino, sem custos adicionais, caso essa seja a melhor opção para o passageiro;
  • Em casos de 1 hora de espera, a companhia aérea deve garantir internet ou telefone para que o passageiro possa se comunicar;
  • Em casos de pelo menos 2 horas de espera, a companhia aérea deve oferecer vouchers de alimentação;
  • Em casos de pernoite no aeroporto, o passageiro tem direito à hospedagem e transporte de ida e volta.

Além disso, casos de atraso, cancelamento e perda de voos também podem gerar indenização por danos morais, quando o tempo de espera do passageiro é superior a 4 horas. Nessas situações, é importante que fotos (inclusive da passagem aérea), trocas de e-mails, documentos pessoais, notas de despesas com comida e comunicação, bilhete aéreo e recibos de transporte e hospedagem sejam reunidos para amparar o processo.

0 comentário em “Meu voo atrasou e por isso perdi minha conexão: e agora?

Deixe um comentário