Sem categoria

Saiba como se proteger de golpe por telefone

Na última semana, um banco foi condenado a indenizar um cliente vítima de um golpe via telefone.

Na ocasião, o cidadão passou dados bancários para uma suposta funcionária do banco no qual possui conta, o que ocasionou em débitos indevidos de R$ 50 mil. Após o pedido de restituição do dinheiro retirado de sua conta por meio fraudulento, o banco apenas creditou valor parcial do prejuízo.

Os golpes financeiros estão cada vez mais em alta, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o registro de ocorrências de golpes de “falsas centrais telefônicas” aumentou cerca de 340% nos dois primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por isso é importante estar atento a contatos estranhos e saber como se defender de possíveis fraudes.

Esse tipo de golpe por telefone é chamado de ”vishing”, uma palavra que mistura “voz”, o meio utilizado para a fraude, e o golpe de “phishing”, método de cibercrime que envolve cair em páginas falsas na internet e repassar dados por acidente.

A Lei nº 14.155 alterou o Código Penal para aumentar as condenações de fraude por meios eletrônicos. A condenação envolve um período de 4 a 8 anos de reclusão e aplicação de multa. Se o caso for contra idosos ou vulneráveis ainda podem ser aplicados agravantes.

Ainda assim, lembre-se sempre de evitar passar informações de segurança por telefone, como senhas, mesmo que o funcionário pareça de fato pertencer a uma empresa e prefira sempre a utilização de sites seguros e aplicativos oficiais, para o caso de não conseguir comparecer presencialmente ao local.

7 comentários em “Saiba como se proteger de golpe por telefone

  1. Fernando Flores

    Super interessante parabéns

    Curtido por 1 pessoa

  2. Cada vez pior

    Curtido por 1 pessoa

  3. Manuel Fornol

    Fizeram comigo e com as minhas irmãs também

    Curtido por 1 pessoa

  4. Monalisa Gloteres

    Isso aconteceu comigo, alguém se passando pela minha irmã, mas eu não sou besta nem nada, e logo a pessoa me bloqueou 🤭🤭🤣

    Curtido por 1 pessoa

  5. Tenho 3 contatos aqui…q estão dando golpes também… Tentaram da em mim..porem eu percebi q a noite a foto e os nomes deles mudavam😂

    Curtido por 1 pessoa

  6. Cada dia que passa nós cidadão de bem temos que nos proteger porque os bandidos criam golpes e mais golpes.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: