Sem categoria

Vítimas de golpe via PIX podem solicitar reembolso.

Desde que foi criado, o PIX facilitou muito a vida do brasileiro. Afinal de contas, fazer uma TED ou DOC, além do custo, tinha dia e hora para acontecer. Porém, a praticidade da nova ferramenta de transferência foi acompanhada por golpes diversos. Para fornecer mais proteção ao cliente, o Banco Central instituiu a resolução 103/21, chamado de “mecanismo especial de devolução”.

A norma prevê que “pessoa tem até 90 dias para comunicar a fraude ou falha e fazer a solicitação de ressarcimento, que deve ser direcionada ao banco em que foi realizado o pagamento, não ao que recebeu”.

No caso em que for confirmada a fraude, a vítima tem o dinheiro devolvido e a conta que recebeu o valor é congelada. Para evitar uma dor de cabeça, o sócio-fundador do Zanette & Trentin Escritório de Advocacia, Dr. Giancarlo Fontoura Donato, alerta que é fundamental conferir todas as informações da transferência antes de efetivá-la. “Mesmo assim, caso ocorra algum erro na transação, seja para pagar ou receber um valor, é fundamental que a pessoa realize o cancelamento em até 30 dias. Esse é o prazo determinado pelo Banco Central”, explica.

Caso seja identificada movimentação considerada atípica, a instituição bancária pode efetuar o congelamento da conta. O mecanismo de devolução não é aplicado somente em caso de fraude, também é possível pedir a devolução no caso de cadastro de chave errada ou problemas com compras pagas pelo PIX.

Para estes e outros assuntos o Zanette & Trentin recomenda, procure sempre um advogado da sua confiança. Interpretações retiradas da internet não substituem as explicações de um bom profissional.

2 comentários em “Vítimas de golpe via PIX podem solicitar reembolso.

  1. Júlia Mora

    Mega interessante parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: