Sem categoria

Banco é condenado por envio de boleto fraudado para cliente

Problemas que surgem em decorrência das facilidades da tecnologia estão cada vez mais sob a análise do judiciário. Na cidade de Barueri, no estado de São Paulo, um banco foi condenado a ressarcir uma cliente em R$ 6.900 mil devido a uma fraude de boleto bancário enviado pelo aplicativo WhatsApp.

No entendimento do Judiciário, o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.

Na situação descrita no processo, a cliente, que é idosa, entrou em contato com o banco para pedir um boleto de quitação do financiamento. O atendimento foi redirecionado para o WhatsApp, por onde o boleto foi encaminhado. Após alguns dias, antes de fazer o pagamento, ela recebeu um contato com uma proposta mais vantajosa. Mais tarde, após pagar a dívida, ela descobriu que o boleto era fraudado.

O banco se defendeu, alegando que a fraude foi promovida por terceiros. Além disso, afirma que era possível identificar que o boleto era fraudado. Porém, a magistrada registrou o fato dos golpistas possuírem os dados da vítima junto ao banco. Logo, a responsabilidade recai sobre a instituição bancária. O banco também não “produziu nenhuma prova concreta sobre a existência de meios efetivamente idôneos para impedir a ocorrência de tais fraudes”.

Para o sócio-fundador do Zanette & Trentin Escritório de Advocacia, Dr. Giancarlo Fontoura Donato, a decisão traz ainda mais segurança para quem faz uso de novas possibilidades para ações do dia a dia. “Vimos nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, as empresas otimizando serviços para facilitar a vida do consumidor. Porém, é necessário que exista segurança jurídica para o uso”, analisa o advogado.

Para estes e outros assuntos o Zanette & Trentin recomenda, procure sempre um advogado da sua confiança. Interpretações retiradas da internet não substituem as explicações de um bom profissional.

9 comentários em “Banco é condenado por envio de boleto fraudado para cliente

  1. Carlos Silveira

    Interessante acho justo

    Curtir

  2. Bruna Sulcado

    O cidadão precisa se adaptar à criminalidade. Lamentável!

    Curtir

  3. Rodolfo Andrade

    Só precisa que o banco garanta a segurança das transações visto que ele que garante que cpfs ilegais e laranjas podem ter contas bancárias. O dever de segurança ainda é do banco e não do cliente.

    Curtir

  4. Adriana Mendes

    O melhor a se fazer é tirar todos os aplicativos bancários do celular! Eles estão sequestrando até limparem as contas.

    Curtir

  5. Jorge Borges

    Em país sério que a justiça funciona e prende quem quer que seja, quem é proibido de fazer as coisas é o bandido que fica preso, porém quando um país tem uma justiça que é a mais cara do mundo e os juízes com suspeitas de fazerem partes da falcatruas isso é normal o cidadão preso e os bandidos soltos.

    Curtir

  6. João Moreira

    Pode ver que os bancos estão sem atendentes, sem funcionários economizam o dobro que as taxas bancários.🤔☹️☹️☹️☹️☹️

    Curtir

  7. Excelente parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: