No artigo desta semana, o Zanette & Trentin Informa trata de um assunto importante que atinge, principalmente, uma população mais vulnerável, os idosos. No final do mês de março, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma instituição bancária a restituir uma idosa, por um empréstimo consignado não solicitado.
Além da restituição do dobro do valor, o banco foi condenado ao pagamento de indenização no valor de R$ 15 mil.
No processo, a cliente alegou ao banco que não solicitou o empréstimo. Entretanto, não teve devolvido os valores debitados da conta. No caso foi aplicado o Código de Defesa do Consumidor, com a inversão de ônus da prova, ou seja, o banco teve que provar a solicitação do empréstimo.
Outro ponto fundamental, foi a perícia na assinatura do documento. Ficou provado que a rubrica foi falsificada no contrato de empréstimo. Os magistrados também levaram em conta que os valores foram descontados da aposentadoria. Isso prejudicou a renda básica para subsistência. Portanto, ficou caracterizado o dano moral.
O sócio-fundador do Zanette & Trentin Escritório de Advocacia, Dr. Giancarlo Fontoura Donato, alerta para casos semelhantes. “Os idosos são uma população vulnerável para fraudes. É fundamental que familiares estejam atentos, não é controlar as finanças, mas acompanhar para que não ocorram casos assim”, enfatiza.
Para estes e outros assuntos o Zanette & Trentin recomenda, procure sempre um advogado da sua confiança. Interpretações retiradas da internet não substituem as explicações de um bom profissional.

Super interessante parabéns
CurtirCurtir
Obrigado, Luan, por continuar no acompanhando.
CurtirCurtir
Está acontecendo isso demais.
FILHOS ALERTEM SEUS PAIS.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eliane, de fato, é fundamental acompanhar familiares idosos para que não sejam vítimas desse golpe.
CurtirCurtir
Dinheiro não cai do céu não .
Acorda pessoal.
Eles ligam sempre .
L
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exato, Carlos. Dinheiro não cai do céu. Por isso, é fundamental alertar amigos e familiares sobre esses golpes.
CurtirCurtir
Isso acontece direto ….infelizmente aconteceu com a minha mãe … só que diferente eles fizeram um empréstimo no nome dela sem ela autorizar falsificaram a assinatura dela e tudo , o banco fez e jogou o valor do empréstimo na conta dela ….só descobrimos pois era uma conta que ela não usava e apareceu o dinheiro lá 🤦🏼♀️ conclusão entrei com uma ação judicial e eles tiveram que cancelar o empréstimo e ainda está na justiça pois a Advogada entrou com danos morais…. Tem que ficar de olho mesmo eles ligam umas 15 vezes por dia,sei disso pois eles ligam para o meu número achando que é minha mãe pois meu número está cadastrado no nome dela ….bando de safados 😡
CurtirCurtir
Claudia, você agiu bem. Parabéns!
CurtirCurtir
Vcs sabem o nome do banco??? Porquê seria bom divulgar o nome, porquê de repente foram vítimas e nem se deram conta!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Antônio. É importante estar sempre atento, independente do banco.
CurtirCurtir
👏👏👏👏👏👏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Marília. Obrigado pela sua companhia em nosso blog.
CurtirCurtir