O brasileiro, em geral, é muito favorável a investir na beleza por meio de procedimentos estéticos.
Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, no ano de 2018 nosso país registrou mais de 1 milhão de cirurgias plásticas, além de 969 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos. Números que fazem com que o Brasil seja o campeão entre os países que mais realizam intervenções desse tipo no mundo.
Assim como é crescente a busca pelos procedimentos estéticos, também aumentam as controvérsias e debates sobre seus resultados. A cirurgia plástica é um dos segmentos da medicina que cada vez mais reúne processos judiciais envolvendo pedidos de indenização.
A pergunta que fazemos é: a insatisfação com o resultado de um procedimento estético cirúrgico é motivo para buscar indenização na Justiça?
É importante pontuar que muitos pacientes confundem a insatisfação do resultado com falha médica. Além disso, nem sempre o médico cirurgião possui responsabilidade nas intervenções plásticas que não alcançaram o resultado esperado, por fatores que afastam o nexo de causalidade entre o dano apontado pelo paciente e o serviço prestado pelo profissional.
Pelo que é verificado nos tribunais, a indenização em cirurgias plásticas é uma possibilidade apenas se o erro médico ficar comprovado por meio de perícia médica. É o que explica a advogada dra. Beatriz Zanette Trentin Donato, sócia-fundadora do Zanette & Trentin Escritório de Advocacia.
“O objetivo do ato médico na Cirurgia Plástica, como em outras práticas médicas, constitui obrigação de meio e não de fim ou resultado. A partir desse entendimento, ao cirurgião plástico, cabe explicar ao paciente todas as etapas e possíveis consequências do procedimento”, avalia.
Assim como procedimentos operatórios de outras especialidades, é possível que haja intercorrências no processo, causando a possível insatisfação do paciente. Por isso, na avaliação da advogada, é válido que médico e paciente adotem um Termo de Consentimento individualizado, no qual constem todas as obrigações e informações necessárias.
“O termo pode conter as atitudes que são correspondentes a cada parte no pós-operatório, dentre outras providências que possam proteger o profissional de eventual responsabilidade. Dessa maneira, no caso das expectativas do paciente não serem alcançadas, não se considera indenização por falha na prestação do serviço”, explica.
Para estes e outros assuntos o Zanette & Trentin recomenda: procure sempre um advogado da sua confiança. Interpretações retiradas da internet não substituem as explicações de um bom profissional.

Amo matéria de vocês ! Leio toda semana desde que começaram ! Quero canequinha de fã número 1 com beijo 😂😂😂
CurtirCurtir
Olá, Luan! Ficamos muito felizes com o teu carinho! Obrigada por sempre estar aqui 🙂
CurtirCurtir
A forma mais segura, é procurar um bom cirurgião, e fazer tudo conforme a prescrição médica !
CurtirCurtir
Olá, Miguel. Exatamente! Obrigada pelo seu comentário.
CurtirCurtir
Pelo menos o blog é honesto ! Tem muitos que vendem ideia de ganhar fácil esse tipo de processo. Parabéns advogada deu a real : só se for provado por perícia. Ou seja: não é simples !
CurtirCurtir
Olá, Fernanda. A ideia da postagem é orientar as pessoas e trazer a perspectiva da Justiça sobre esses casos. Que bom que você gostou, agradecemos!
CurtirCurtir
👏👏👏👏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente explicação parabéns
CurtirCurtir
Olá, Gabriela. Agradecemos o elogio!
CurtirCurtir
Traduzindo: fez uma cirurgia para virar bela, e saiu a fera? Chora na cama que é um lugar quente minha querida 🤣🤣🤣🥰
CurtirCurtir
Olá, Juarez. De fato, infelizmente imprevistos em procedimentos cirúrgicos acontecem. Nesses casos, nossa torcida é para que as situações possam ser remediadas ou mesmo resolvidas. Obrigada pelo seu comentário.
CurtirCurtir
Anos atrás fiz uma lipo e ficou crateras de gordura. Processei pq meu advogado disse que era garantido. Paguei e perdi foi EXATAMENTE o q doutora disse aí. Cuidado contratem sempre bons advogados
CurtirCurtir
Olá, Luciana. Que bom que o conteúdo da postagem ajudou você a entender melhor o seu caso. De qualquer maneira, lamentamos que não tenha sido uma boa experiência para você. Obrigada pelo comentário!
CurtirCurtir
Muito bom parabéns ao blog
CurtirCurtir
Olá, Catarina. Agradecemos a audiência!
CurtirCurtir
Muito correto aconteceu comigo e foi assim só com perícia mas ele se protegem
CurtirCurtir
Olá, Viviane! Agradecemos por dividir a sua experiência com a gente!
CurtirCurtir