‘Pai/mãe é quem cria.’ Quantas vezes você já ouviu essa frase? Esse entendimento sobre a paternidade ou maternidade socioafetiva (quando o papel de pai ou mãe é exercido por alguém que não possui vínculo biológico com a criança) é muito comum na sociedade.
Por isso, muitas vezes existe o desejo de acrescentar na certidão de nascimento o nome do pai ou da mãe ‘de criação’, ao lado dos genitores.
De maneira geral, sim, é possível esse tipo de registro nos documentos da criança, contemplando o pai biológico e o padrasto, por exemplo. O mesmo pode ser feito também com relação à mãe biológica e à mãe socioafetiva – não há distinção legal.
A isso, a doutrina jurídica dá o nome de multiparentalidade, ou seja, quando é reconhecido o vínculo do filho com mais de um pai ou de uma mãe.
O entendimento sobre a multiparentalidade enquanto tese do Direito de Família vem do Superior Tribunal Federal. Para o STF, “a paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante, baseada na origem biológica, com os efeitos jurídicos próprios”.
No entanto, para ser reconhecida, a paternidade ou maternidade socioafetiva precisa atender a alguns requisitos, conforme explica Dr. Giancarlo Fontoura Donato, sócio-fundador do Zanette & Trentin Escritório de Advocacia.
“O primeiro deles é a comprovação da relação de afeto com a criança. Além disso, também é necessário consentimento daqueles que já constam no registro, no caso, os pais biológicos. O pai ou a mãe socioafetivos precisam ter mais de 18 anos e, assim como a legislação de adoções, a diferença de idade para com a criança deve ser de, ao menos, 16 anos”, explica.
Em complemento, se o menor tiver mais de 12 anos, deve concordar com esse novo pai ou nova mãe.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o reconhecimento mãe ou pai socioafetivo, pode ser feito através do cartório, não precisando mais de uma ação judicial para ver reconhecida a multiparentalidade.
Para estes e outros assuntos o Zanette & Trentin recomenda: procure sempre um advogado da sua confiança. Interpretações retiradas da internet não substituem as explicações de um bom profissional.
Você conhece algum pai ou mãe socioafetivos incluídos nos documentos de filiação? Conte pra gente nos comentários!

Muito lindo sou mega favor do amor
CurtirCurtir
Olá, Luan. Agradecemos!
CurtirCurtir
Eu perguntei pra uma advogada, e ela disse que o pai biológico deveria estar de acordo com a adoção socioafetiva. Mas como assim gente? Ele não ajuda, não vê, a criança nem sabe quem é. Vou ter que ir atrás dele pra isso? Pqp. Eu tenho um ódio disso.
Meu filho tem 5 anos. Há 3 anos e meio o genitor deixou de visitar. Antes só visitava por muita insistência minha.
CurtirCurtir
Olá, Letícia! De fato, é o que diz a lei. Os genitores precisam estar de acordo com a inclusão de um novo pai ou mãe na Certidão de Nascimento. O conhecimento sobre a situação pode evitar dificuldades futuras. Obrigada por compartilhar coma gente!
CurtirCurtir
Se foi o padrasto que criou porque eu iria aceitar um sujeito que nunca criou e fugiu das responsabilidades no registro? A justiça precisa entender PAI é aquele quem cria e dar amor. E não fator sanguíneo . Fazer filho e fugir das responsabilidades qualquer vagabundo covarde faz.
CurtirCurtir
Olá, Paula. Obrigada por compartilhar a sua opinião coma gente!
CurtirCurtir
Tentei no Cartório mas disseram que não é mais autorizado, estamos na justiça porém é uma burocracia enorme, além é claro, da obstrução criada pelo pai biológico que nem contato tem, mas gosta de atrapalhar.
CurtirCurtir
Olá, Cala! Para entendermos um pouco melhor o seu caso, o registro pelo pai ou mãe socioafetivos não foi autorizado?
CurtirCurtir
Minha filha e registrada pelo padrasto que no caso registro com filha, mas agora o pai que dá entrada na justiça pra por o nome dele depois de 10 anos esse peste aparece pra assombra minha vida
CurtirCurtir
Olá, Gilson. Para esse caso, recomendamos que busque orientações de um advogado de confiança.
CurtirCurtir
Eu acho uma filha qualquer homem que quiser registrar sendo ou não pai da criança conseguir e eu ter que aguardar 12 anos para registrar minha filha que hoje tem 6 meses só pq minha esposa( pq somos casadas de papel passado) quem gerou.
CurtirCurtir
Olá, Fernanda! Não sei se entendemos corretamente a sua dúvida. Para o caso de pai ou mãe biológico, basta abrir um processo de forma administrativa pedindo o reconhecimento do filho. Para pai ou mãe socioafetivos, a maneira será judicial. Estamos à disposição.
CurtirCurtir
Eu se pudesse gostaria de tirar o nome da minha mãe, pois ela sempre me fez muito mal, não gosto de nada q me lembre dela😔
CurtirCurtir
Olá, Viviane. Lamentamos essa situação e recomendamos que busque orientações de um advogado de confiança para esclarecimentos.
CurtirCurtir
Meu filho vai fazer 4 anos e o pai biológico teve contato com ele ate 1 ano e 1 mês, entrei na justiça e consegui pensão, mas ele não quer saber do menino mesmo, nem o ve e nem pergunta se ele vive. Meu noivo o recebeu como filho e desde então o cria com o maior amor do mundo. Nos casaremos em outubro e o nosso sonho é que meu filho receba o sobrenome do meu noivo, pois meu filho nao conhece o doador de esperma e nem a familia dele, ele so conhece meu noivo como pai e a familia dele que o ama incondicionalmente. Espero que um dia meu filho possa incluir o nome do papai dele na certidão.
CurtirCurtir
Olá, Kely! Obrigada por contar a sua história aqui. É possível sim fazer a inclusão. Recomendamos que busque orientações de um advogado de confiança.
CurtirCurtir
Meu filho hoje tem 24 anos E nunca teve o pai biológico presente….foi o padrasto que criou desde os 2 anos de idade…e pra tirar o pai biológico da certidão e por o nome do padrasto não consegui…tem Adv que ri da nossa cara qdo vamos atrás disso..
CurtirCurtir
Olá, Cain! De fato, não é possível retirar o nome do pai biólogo, apenas acrescentar o nome do pai socioafetivo. Obrigada pelo seu comentário!
CurtirCurtir
Tenho uma filha de 2 anos que o padrasto ama ela desde que estava na barriga, fui atrás do traste do pai mas ele não quis saber e então meu esposo registrou, desde quando ela nasceu ela é muito apegada a ele , e ele a ela. O pai apareceu dizendo que quer que tire o sobrenome pra ele poder registrar mas eu unca farei isso e nem permitirei que ela tenha o nome dele na certidão pois meu esposo é quem cuida , cria , da amor e carinho pra ela ele faz de tudo por ela. Sou grata a Deus pelo pai que ela tem ☺️
CurtirCurtir
Olá, Bianca. Agradecemos por compartilhar o seu caso com a gente. Recomendamos aos nossos leitores que busquem orientações de um advogado de confiança, caso seja necessário.
CurtirCurtir
Tem q ter mta responsabilidade.
Fui casada (ainda sou ,pq o divorcio nao saiu ) com um cara q criou minha filha por 5 anos.Se dizia louco por ela ,chamava de filha ,ela tavq em primeiro lugar, separamos e faz exatos 6 meses q ele nunca mais a procurou… ( imagina se tivesse o nome dele na certidão, seria so dor de cabeça)
CurtirCurtir
Olá, Michaela. De fato, a inclusão do pai ou mãe socioafetivo na certidão de nascimento precisa atender a uma série de critérios legais, justamente para evitar esse tipo de situação (que mesmo assim, pode ocorrer). Agradecemos pelo seu comentário!
CurtirCurtir
Consegui entrando na justiça ,minha filha tinha dois anos quando ganhamos o direito dela ter um pai,por que essa escolha ela mesmo quem fez! Dei para o meu esposo de presente a certidão,um momento muito lindo entre os dois …
CurtirCurtir
Olá, Tatiana. Que bonito esse desfecho, obrigada por compartilhar com a gente.
CurtirCurtir
Vou tentar resumir um pouco, meu primeiro filho tem só meu sobre nome mais consta na certidão de nascimento o pai, passou uns tempos separamos conheci uma pessoa fiquei uma vez só e engravidei, meu ex marido pai do meu primeiro filho quis voltar sabendo da minha gravidez ele assumiu como filha. Como era um relacionamento abusivo eu separei então ele pagava pensão claro que precisei entrar na justiça, quando minha filha fez 18 anos ele entrou na justiça pra tirar o nome dele da certidão de nascimento, sendo que ele tinha vínculo afetivo cm ela o juiz acatou o pedido dele e tirou o nome dele, isso causou danos psicológico nela pois ela falou que foi como se a infância dela nunca existiu e mesmo assim ela fala que referência de pai é ele, tenho um marido que faz de tudo pra eles aviso lá ama ele como pai mais não é a mesma coisa
CurtirCurtir
Olá, Sandra. Lamentamos essa situação e ficamos na torcida para que sua filha consiga superar esse momento.
CurtirCurtir
Honestamente minha ex tem um malaio criando nosso 4 filhos eu não dou pensão pq ele que pague as contas já q quiz a rapariga. Mas já vieram com essa e to lutando para não deixar. Ele que faça filho dele e pague as contas da família q me roubou
CurtirCurtir
Olá, Luís. Agradecemos sua participação. Espero que o Senhor resolva sua situação familiar.
CurtirCurtir
Eu to fora disso se o próprio pai não quer quem dira o outro pai que diz que ama enquanto ta com a mãe depois separa e mais uma briga para pagar pensão alimentícia….
CurtirCurtir
Olá, Luma. Situações como o pagamento da pensão alimentícia são definidas pelo Juiz. Por isso, sempre recomendamos que o cidadão busque orientações de um advogado de confiança. O profissional poderá analisar o seu caso especificamente e tomar as medidas mais acertadas.
CurtirCurtir
Aguardando ansiosa para retirada do nome que nem era para entrar no registro nem que venda meu rim eu vou fazer isso🙏👏👏👏
CurtirCurtir
Olá, Thais! Recomendamos aos nossos leitores de busquem orientações de um advogado de confiança. Boa sorte!
CurtirCurtir
A minha filha não tem o nome do pai biológico pq ele não quis, quando minha filha fez 9 anos me juntei com meu marido um ano depois ele me deu este presente foi lá e registrou não pedi a meu marido ele mesmo foi lá e registrou, já ouvi do biológico que eu quem não quis que ele registra mas foi culpa dele que ficou colocando empecilho falando que precisava disto é daquilo sendo que meu marido so foi no cartório e deu o antigo registro e o documentos dele, hoje minha filha vai fazer 17 nos documentos dela ela so coloca a inicial do meu e a do meu marido coloca toda.
CurtirCurtir
Olá, Maria. Obrigada por compartilhar a sua história com a gente!
CurtirCurtir
Muito boa materia parabéns
CurtirCurtir
Olá, Silvana. Agradecemos!
CurtirCurtir
Minha filha tem 9 anos, o padrasto a criou desde os 3 aninhos de idade, ela chama ele de pai, e o pai biologico ela chama pelo nome, eles tentaram se entender, mas nunca deu mto certo, como faço pra incluir o nome do padrasto dela na certidao, sempre queriamos acrescentar o sobrenome dele, mas nunca tentamos!
CurtirCurtir
Olá, Lauri! Tudo bem? Recomendamos que busque orientações de um advogado de confiança. O profissional poderá analisar o seu caso especificamente e tomar as medidas mais acertadas.
CurtirCurtir