Nem sempre o Direito acompanha a evolução dos costumes da sociedade. Porém, quando ocorre, é louvável que as novidades permitam legalizar hábitos saudáveis e que gerem benefícios para a sociedade. Acompanhando essa situação é que surgiu a guarda de nidação ou de aninhamento.
Ainda pouco conhecida no Brasil, e mais difundida nos países da Europa, essa modalidade inverte a lógica da guarda alternada, quando a criança se reveza na casa dos pais. Na nidação o menor permanece residindo no mesmo local, e os genitores se alternam na moradia e, assim, na presença junto ao filho.
Entretanto, na avaliação do advogado Giancarlo Fontoura Donato, que atende os casos de Direito de Família no Zanette & Trentin, esse tipo de modalidade de guarda é pouco viável na realidade do Brasil. “O brasileiro é muito apegado aos filhos. Portanto, seria muito difícil os genitores aceitarem essa condição”, analisa o advogado.
Outro ponto, na avaliação do Dr. Giancarlo, é de que são possíveis casos de alienação parental nessa modalidade de guarda. “Para que o aninhamento seja definido pelo juiz, será necessário, antes de tudo, que os genitores mantenham um bom nível de convivência após o fim do relacionamento”, conclui o advogado.
Leia também: Crime de alienação parental não é cometido somente por pai ou mãe
Por ser tão recente no Brasil, ainda não há casos de nidação registrados*. Os tipos de guarda mais comuns no País são a compartilhada, alternada e unilateral.
Para estes e outros assuntos Zanette & Trentin recomenda, procure sempre um advogado de confiança.
*pesquisa realizada pelo produtor de conteúdo do Zanette & Trentin Informa
Coisa de gente rica isto aí ganhe kkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Manda o filho pagar a conta da casa com a mesada dada pelo pai 🙂
CurtirCurtir
Inventam cada uma ☝️
CurtirCurtir
E aquele que não for a vez vai ter que dormir em uma barraca no quintal ? 😂😂😂😂
CurtirCurtir
Dai da para deixar as cuecas para ex esposa lavar nos duas delas ? 😀
CurtirCurtir
Dias*
CurtirCurtir
Inventam cada uma
CurtirCurtir
Mais uma lei morta
CurtirCurtir
Jesus senhor fez o casal para constituir uma família. É um pecado aos olhos do senhor se separar. Estas leis dos homens são criadas a mando do demônio. Oremos ao senhor que os casais nunca se separem e estas leis de guarda sejam queimadas no fogo da salvação e perdão. Amem.
CurtirCurtir
Bem interessante
CurtirCurtir
Pensa o interessante: do dia 01 ao dia 15 a mãe dorme na cama com o namorado, do dia 15 a 31 o pai dorme na mesma cama com a namorada. E a “dona” da casa lá, recebendo a visita dos pais, olhando e pensando que isto é normal. Estes deputados devem ter lama na cabeça, não é possível.
CurtirCurtir