Se você já encontrou dificuldades em conseguir um empréstimo ou abrir um crediário numa loja sem estar com o nome negativado, é provável que você tenha um Credit Scoring muito baixo. Não tem ideia do que isso significa? O artigo desta sexta-feira (25) do Zanette & Trentin Informa vai explicar.
Todas as informações referentes as suas movimentações financeiras, entre outras, formam seu Credito Scoring (pontuação de crédito). Está negativado no banco? Atrasou o pagamento de boletos da loja? Pediu um empréstimo? Mora num bairro central ou mais afastado? Tem menos de 30 anos? Todas essas questões, entre outras, vão influenciar de uma maneira positiva ou negativa na sua pontuação.
Os serviços de crédito usarão isso para avaliar suas solicitações e, não necessariamente negar um pedido de crédito. Entretanto, informações que não sejam consideradas favoráveis poderão resultar em juros mais altos.
Como eles sabem?
Muitos já ouviram falar do Serasa. Provavelmente o mais conhecido serviço de crédito no Brasil. Além destes, muitos outros estão em operação. Mas como eles têm acesso aos nossos dados? E mais, isso é legal?
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) debateu o assunto e considerou que sim, as empresas podem ter acesso às informações dos consumidores. Assim, elas poderão realizar o Credit Scoring. Entretanto, a pessoa tem direito de saber quais informações foram utilizadas para a formulação do crédito de pontuação. Mas isso só poderá ocorrer respeitando os prazos dos dados: cinco anos para registros negativados e 15 anos para histórico de crédito.
Por fim, o STJ negou acesso a fórmula matemática utilizada para o cálculo. Na avaliação do tribunal, este item é considerado segredo empresarial.
A decisão do Superior Tribunal tem certa dose de sensatez, porém, é de se lamentar o retrocesso que isso representa aos direitos do consumidor. O mais prudente seria dar a opção para cliente de estar, ou não, incluído nestes cadastros.
Zanette & Trentin recomenda, para este e outros assuntos procure sempre um advogado de confiança.
Muita maldade, a gente já deve para Deus e todo mundo e ainda arrumam meios legais de prejudicar os pobres.
CurtirCurtir
Eu tenho um pequena empresa e utilizo. Acho justo evita contratar com maus pagadores.
CurtirCurtir
Excelente matéria, não sabia disto.
CurtirCurtir
Onde a gente pode verificar isto (nossa pontuação)
CurtirCurtir
Nos bancos de dados, como o Serasa.
CurtirCurtir
Credit Scoring = credito fudido kk pontuam tão quanto fudido financeiramente vocês esta ? Devo ter nota máxima nesta categoria kkkkk
CurtirCurtir
Se é f. estamos junto 🙂
CurtirCurtir
Quem não tem dinheiro que não compre, é minha opinião. Quem fica com o prejuízo são as empresas, o que não é justo.
CurtirCurtir
Arrumaram mais uma maneira de ferrar com o consumidor, que revoltante.
CurtirCurtir
Nem tem dinheiro mesmo azar
CurtirCurtir
Interessante esta aí algo que eu não sabia
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente matéria
CurtirCurtir