Licitações

Licitação: o poder público como cliente

Participar de um processo licitatório pode ser uma excelente alternativa para a expansão de um negócio. Independente do tamanho da empresa, de micro à grande, fornecer produtos ou serviços para o poder público pode consolidar a reputação empresarial perante a sociedade.

Para se ter uma ideia, o ente público, seja um município ou a União, costuma gastar valores consideráveis nos mais diversos tipos de situações oriundas das licitações. Somente na Lei Orçamentária Anual do Governo Federal, referente ao ano de 2018, determinou um gasto superior a R$ 3,5 trilhões.

O que é uma licitação?

É um procedimento administrativo onde o poder público seleciona a proposta mais vantajosa. Cada licitação pode ter categorias diferentes, como tomada de preço, pregão, concorrência, convite, concurso e leilão.

Para as micro e pequenas empresas, o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06) garante um tratamento diferenciado. Como a comprovação de regularidade fiscal, que precisa ser apresentada somente no ato da assinatura do contrato. Desta forma, caso a companhia possua alguma pendência, ela poderá ser resolvida durante o processo. Esta possibilidade não é permitida para as médias e grandes empresas.

Ainda para as micro e pequenas empresas são garantidas outras vantagens. Nos casos de empate, estas companhias terão preferência de contratação. Porém, isso ocorre somente nos casos de propostas iguais ou até 10% superiores à proposta mais bem classificada. Para a modalidade de pregão, essa margem fica em 5%.

Para estes e outros assuntos o Zanette & Trentin recomenda, procure sempre um advogado de confiança.

28 comentários em “Licitação: o poder público como cliente

  1. Fernanda Schimidt

    Interessante.. qualquer empresa pode participar ? Tem muita burocracia?

    Curtir

    • Sim, Fernanda. Qualquer empresa pode participar desde que tenha relação com o assunto da licitação. De fato, participar de uma licitação envolve muitas burocracias, mas tudo está detalhado no edital. Caso tenha dúvida, existem escritórios e empresas que podem auxiliar na participação.

      Curtir

  2. Onde a gente consegue ver se tem licitação para nossa empresa caseira, tem algum site especifico?

    Curtir

  3. Pamela Cortez

    Gostaria de uma matéria sobre fraudes de licitações e onde denunciar.

    Curtir

  4. Leonardo Figueiro

    E se o órgão público não paga, como fazemos para cobrar?

    Curtir

    • Antes de participar é sempre importante pesquisar sobre a regularidade do órgão quanto aos pagamentos. Além disso, é interessante saber se há uma lei ou decreto sobre ordem cronológica de pagamentos.Nos casos de atrasos, é possível fazer uma cobrança administrativa e judicial. Se ocorre o atraso no pagamento, essa inadimplência gera consequências de entrega e reajuste de valores.O ideal é procurar um advogado para analisar cada caso.

      Curtir

  5. Paulo Antonio Silva

    Já participei uma vez, não fui mais porque achei muita burocracia. Será que com o novo governo nada vai mudar nesta lei ?

    Curtir

  6. Flavio Queiroz

    Interessante

    Curtido por 1 pessoa

  7. Carlos Frederico Daneluz

    Mas as licitações, via de regra, já não tem vencedor definido ?? Sempre tem muito boato de fraude…

    Curtir

    • Principalmente depois da Lava Jato percebeu-se significativamente um aumento da modalidade convite demonstrando que a prática tem sido descontinuada. Existe pela lei o instrumento chamado “impugnação do edital”. Assim, caso exista suspeita de direcionamento o ideal é impugnar a edital

      Curtir

  8. João Carlos Perini

    Gostaria de uma matéria sobre reajuste antes de um ano dos contratos administrativos. Obrigada

    Curtir

  9. Vera Maria Campezato

    Porque em alguns casos cotam milhares de quantidades de produto na licitação, e na prática compram só um ou dois?

    Curtir

  10. Paulo Coutine

    Uma vez participei e fiquei em segundo lugar. O segundo colocado é obrigado, se chamado, a fazer pelo preço do primeiro ?

    Curtir

  11. O tal cadastro é sempre obrigatório ? É um saco de fazer.

    Curtir

  12. Augusto Souza

    Existe licitação que quem ganhou possa receber adiantado um pedaço?

    Curtir

  13. Vania Schimit

    O edital pode ser cobrado ? Tem órgãos que cobram

    Curtir

  14. Carla Magnabosco

    Gostaria de saber porque às vezes cotam e a gente nunca ganha ou aparece nosso nome no site

    Curtir

  15. O preço versus mercadoria (qualidade) é complicado de fechar

    Curtir

Deixe um comentário