Outras Ações

Plano de saúde pode continuar nos casos de demissão sem justa causa e aposentadoria

O plano de saúde coletivo, fornecido pela empresa, está entre os benefícios que despertam mais atenção dos empregados. Mas e quando ocorre a demissão? E a aposentadoria? É fundamental ressaltar que pouco deve mudar, e, para que isso ocorra, o beneficiário precisa estar bem informado.

Neste artigo do Zanette & Trentin Informa você saberá dos detalhes, definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que regem o tema.

Nos casos de demissão/exoneração sem justa causa ou aposentadoria, o funcionário tem direito a manter o plano de saúde se contribuiu mensalmente a partir de 1999. Entretanto, o direito não permanece nos casos em que o empregador paga integralmente o plano e o usuário só realiza pagamento nos casos de coparticipação ou franquia quando vai realizar algum procedimento.

CONFIRA A CARTILHA DA ANS

Porém, nas situações em que o funcionário arcou com os custos por algum período, ele poderá usufruir do plano por um tempo proporcional.

Quando receber o aviso prévio ou a aposentadoria, o empregador deve informar ao empregado o direito de manutenção do plano de saúde. A partir disso, o funcionário terá 30 dias para informar se deseja ou não ficar com o plano.

Muda o plano de saúde?

É importante deixar claro que o ex-empregado poderá permanecer no mesmo plano dos funcionários ativos, ou ser remanejado para um exclusivo para ex-colaboradores e aposentados. Essa escolha é do empregador.

A única diferença fica para aqueles que estiverem em planos exclusivos para demitidos sem justa causa e aposentados. Nestes casos, poderá ser ofertado um segundo plano de saúde ao ex-empregado, com possíveis mudanças na rede assistencial e o padrão de acomodação em internação. Este ponto é definido pelo empregador. A outra possível diferença está no reajuste, preço e faixa etária.

4 comentários em “Plano de saúde pode continuar nos casos de demissão sem justa causa e aposentadoria

  1. Fernanda Sardo Silva

    Gostaria de que vocês escrevessem uma matéria mais especifica sobre os casos de dez anos, porque tenho muitos familiares nesta situação. Obrigada

    Curtir

  2. Paula C. Silva

    Que bom saber…

    Curtir

  3. Pingback: Planos de saúde não podem rescindir sem motivo planos coletivos com menos de 30 usuários – Zanette & Trentin Informa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: